9th Conference European Sociological Association

RN27 Regional Network on Southern European Societies

2009-09-05 15:30:00 2009-09-05 17:00:00 Saturday, 5 September 15:30 - 17:00 Cultural Domination, Cultural Proximities and Latin Languages Building II, Auditório C1.03

Línguas latinas, Conhecimento Sociológico e Diversidade Social

Nesta comunicação debatemos duas questões que se encontram intimamente ligadas: a relevância que a língua inglesa tem na correlação de forças nos mercados internacionais da língua e a forma como se reflecte nas Ciências Sociais, nomeadamente na Sociologia. Conscientes que a língua é um veículo decisivo na produção e na divulgação do conhecimento, os cientistas sociais não podem ignorar que a compreensão das sociedades implica as camadas de subjectividade associadas às línguas que dão expressão às vivências colectivas e individuais dessas sociedades. Há no entanto um risco real de subalternizar na comunicação científica o espaço para o debate nas línguas faladas e vividas nas sociedades em que os sociólogos trabalham. A importância das línguas latinas na Europa e no mundo justifica que os fóruns de debate promovam o interconhecimento científico e linguístico que permitirá expressar a riqueza e diversidade das formas de pensar e viver as sociedades humanas.
A reflexão que propomos leva em consideração a centralidade que a internet ocupa na comunicação sem fronteiras, assim como o seu potencial facilitador na (re)configuração de redes para o intercâmbio entre sociólogos e para a divulgação do conhecimento produzido. Interessa-nos, particularmente, explorar indicadores sobre a divulgação da sociologia na internet nas diferentes línguas. Com base na análise de dados empíricos a explorar na óptica da força dos laços fracos (Granovetter, 1973), equacionam-se cenários possíveis relativamente às vantagens e à viabilidade de congregar esforços entre as associações nacionais de sociologia dos países de línguas latinas, no sentido de viabilizar a promoção não apenas da diversidade linguística no âmbito da divulgação sociológica como também da diversidade de perspectivas de análise que resultam das preocupação associadas a contextos sociais concretos.